Sua opinião é muito importante

Amados, esse blog nasceu por acaso e muito menos tinha a pretensão de ser o que ele é hoje. Esse blog é de todos. Pensando nisso quero abrir um canal para os visitantes do blog, para VOCÊ, poder interagir, publicar seu testemunho, sua opinião, sua discordância, em fim... acrescentar de alguma forma com o despertar da nossa geração.
Inicialmente temos dois canais: as postagens de comentários,no final de cada publicação tem um icone (uma carta) é só clicar postar seu comentário e temos o e-mail:
andre.f@starmedia.com, que vc pode nos enviar seu texto e estaremos publicando com o maior prazer. Sua opinião é mt importante.
Vivo (21) 9844-0174; Oi (21) 8611-4449. ID.: 103*20 000

domingo, 6 de março de 2011

VOCÊ É ANSIOSO?


Um estudo publicado pela revista científica britânica New Scientist afirmou que pensar em Deus diminui problemas de ansiedade e dor. A pesquisa, feita por cientistas da Bowling Green State University de Ohio(EUA), concluiu que a meditação espiritual facilita o relaxamento e ajuda as pessoas a suportar a dor. Especialistas reuniram estudantes voluntários em três grupos de meditação.

No primeiro grupo, chamado “espiritual”, os participantes tiveram que se concentrar e repetir frase como “Deus é amor” e “Deus é paz”. No segundo grupo, o “secular”, os voluntários pronunciaram frases do tipo “Sou feliz” e “Estou contente”. O terceiro grupo simplesmente tinha que relaxar.

Os grupos foram reunidos por 20 dias e realizam as tarefas propostas durante 20 minutos por dia. Enquanto isso, os pesquisadores usavam técnicas psicológicas para avaliar o estado de ânimo dos participantes. Os cientistas também mediram a capacidade de suportar a dor física dos estudantes, que mantiveram as mãos em um recipiente com água a dois graus centígrados. Os voluntários do grupo “espiritual” deram mostras de uma maior redução da ansiedade que o resto, pois foram capazes de manter as mãos na água gelada durante um período de tempo duas vezes mais longo que os outros participantes.

A diretora do estudo, a professora Amy Wachholtz, da Bowling Green State University de Ohio, explicou que, ao pensar em Deus, os estudantes do grupo “espiritual” alcançaram um estado mais complexo que o mero relaxamento. “É possível que exista algo único e inerente à prática da meditação espiritual que não pode ser obtido por meio da meditação secular ou do relaxamento”, declarou Wachholtz.

Ansiedade não é uma doença nova. O ser humano é inquieto e imediatista. E parece que sofre ainda mais quando tem a habilidade de planejar e executar. Contraditório? Muito pelo contrário: quanto mais o nosso intelecto se especializa em planejar e realizar mais despreparada fica a nossa alma quando alguma coisa não caminha pelos trilhos que desenhamos.

É aí que entra a fé! Até hoje, cientistas tentam entender como pensar em Deus pode diminuir a ansiedade e ajudar a suportar a dor. Como um crente pode atravessar um deserto e ainda ter força para ir adiante.

Essa é a história de Calebe, o amigo de Josué, sucessor de Moisés. Um sujeito que tinha uma firme convicção de fé. Resumindo: após fugir do Egito, país onde nasceu escravo, atravessou o deserto de Parã. Provavelmente era um menino de colo e, ao longo de 40 anos, viu de tudo: Mar Vermelho se abrir, comida (maná) cair do céu, água brotar da rocha, roupa e sapato não envelhecer e uma geração de incrédulos morrerem por falta de fé. Ao chegar no destino, um grupo foi enviado para espiar Canaã – a terra que a ser conquistada. Na volta, seu relato calou um povo desesperado, que preferia voltar a ser escravo e se alimentar de cebolas no Egito a enfrentar gigantes e conquistar uma terra fértil e próspera, fruto da promessa de Deus. Foi chamado de louco, com certeza. Tentaram matá-lo, mas ele sabia quem tinha feito a promessa. Sua ansiedade em conquistar a terra prometida o movia a acreditar mais Naquele que havia feito a promessa e que sempre será fiel para cumprí-la.

Resultado: da velha geração, apenas Josué e Calebe entraram em Canaã. Calebe herdou o território de Hebrom, travando e vencendo uma batalha aos 85 anos. Antes de enfrentar o desafio afirmou que sua força e fé eram iguais há 45 anos, ou seja, quando chegaram em Canaã.

Não é fácil ser dependente de Deus, quando todo o sistema só estimula a prática do ter e não a do ser.

O segredo é descansar em Deus. Alguns cientistas ainda tentam entender isso.

Fontes:

2 comentários:

  1. Que bom dividir esse espaço com vc AnaP....... mt bom estar perto de vc novamente...

    ResponderExcluir
  2. Quando puder, vamos marcar uma ida do teu pessoal na minha igreja! Valeu? O povo é animado? Vc pode nos ajudar com o louvor nesse dia!

    ResponderExcluir