Sua opinião é muito importante

Amados, esse blog nasceu por acaso e muito menos tinha a pretensão de ser o que ele é hoje. Esse blog é de todos. Pensando nisso quero abrir um canal para os visitantes do blog, para VOCÊ, poder interagir, publicar seu testemunho, sua opinião, sua discordância, em fim... acrescentar de alguma forma com o despertar da nossa geração.
Inicialmente temos dois canais: as postagens de comentários,no final de cada publicação tem um icone (uma carta) é só clicar postar seu comentário e temos o e-mail:
andre.f@starmedia.com, que vc pode nos enviar seu texto e estaremos publicando com o maior prazer. Sua opinião é mt importante.
Vivo (21) 9844-0174; Oi (21) 8611-4449. ID.: 103*20 000

sábado, 5 de março de 2011

Ana Paula Silva


Chamado, sistema e tempo

Lucas 1, do verso 5 ao 7 inicia a história de um casal: Zacarias e Isabel, pais de João Batista. Esse texto me incomoda muito. Fico pensando como alguém podia exercer seus trabalho e seu ofício com tanto zelo, numa época de tanta perseguição política, econômica e social. Acima de tudo, perseguição moral.
Vamos ao texto:
Nos dias de Herodes, rei da Judéia, houve um sacerdote chamado Zacarias, do turno de Abias. Sua mulher era das filhas de Arão e se chamava Isabel. Ambos eram justos diante de Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos do Senhor. E não tinha filhos, porque Isabel era estéril, sendo eles avançados em dias.
Sobre o chamado ao sacerdócio:Antes de Moisés, os patriarcas das famílias hebreias ofereciam sacrifícios de animais a Deus como oferta pelos seus pecados. Durante o exôdo, o serviço sacerdotal foi oficializado (Ex.: 28:1-2) e a tribo de Levi foi escolhida para essa atividade. Exercer o sacerdócio era uma questão de família. Quem não era descendente, não podia exercê-lo.



  • Mais tarde, quando Davi ordena a Salomão, seu filho, que construa um templo de adoração a Deus e que siga as diretrizes deixadas por Moisés.  Na área sacerdotal, os representantes da tribo de Levi foram divididos em 24 turnos para prestar serviço ao longo do ano. Durante 15 dias, trabalhavam direto no templo. Além disso, também trabalhavam nas festas anuais: primícias, páscoa e pentecostes. Um desses sacerdotes foi Abias, ascendente de Zacarias (II Cron. 22).









  • Zacarias manteve a tradição familiar e atendeu ao chamado de Deus para a sua vida. Era sacerdote durante o reinado de Herodes e fazia isso de maneira exemplar. Sim. Houveram muitos sacerdotes que pagaram com a própria vida por não valorizarem o privilégio da profissão. No novo testamento, muitos se venderam e arquitetavam planos para tirar a vida de Jesus.








  • Hebreus  5: 1 diz que o sacerdote era constituído nas coisas concernentes a Deus em favor dos homens.  O seu trabalho era o oposto do profeta, que devia revelar Deus ao homem. Zacarias tinha a responsabilidade de se purificar para entrar em áreas restritas do templo e ali interceder pela vida do povo.







  • Sobre o sistema:O texto é claro. O judeus estavam debaixo do jugo romano. Antes de Herodes, os judeus choraram a morte de Salomão e vivenciaram a divisão do reino de Israel (Sul/Norte). Amargaram tristezas por conta dos seus próprios pecados e também pelo despreparo de reis que perderam a fé e o controle político de suas terras a a ponto de serem escravizados novamente. Só na Babilônia, passaram 70 anos. Após o reinado de Nabucodonozor, da Babilônia, vieram os persas com Ciro; Alexandre Magno e por fim, os romanos.

    Herodes é a representação clássica de um sistema político, e econômico opressor. Estrategista, ele mandou reconstruir ruas e embelezar Jerusalém. Não porque fosse bonzinho. Por pura vaidade, para que outros dissessem que foi o imperador quem havia mandado. E também para lucrar com a coleta de impostos durante as festas judaicas e atraíam judeus espalhados pelos diversos cantos da Judéia.

    Herodes é como um nó de marinheiro na vida dos judeus, que estavam sem profeta por 400 anos e tentavam nutrir uma esperança de reunificação política.  A desilusão nacional levantava inúmeras questões a respeito dos ensinamentos de Moisés, do desocupado trono de David e dos pecados da nação.  Os judeus acreditavam na previsão de Daniel a respeito do Messias, e consideravam que a chegada desse prometido iniciaria uma nova época. O sistema trazia benefícios para quem queria tirar proveito religioso, mas Zacarias não estava preocupado com isso.  Zacarias estava no sistema, mas não era dominado por ele!

    Sistema hoje:  religião, política e economia são ferramentas terríveis que muitos usam para sustentar suas ilusões de segurança e controle.  As pessoas têm medo da incerteza, do futuro.  Essas instituições, estruturas e ideologias são um esforço inútil de criar um sentimento de certeza e segurança onde nada disso existe.  É tudo falso! Os sistemas não podem oferecer segurança, mas Jesus pode!  Não deixe que o sistema te impeça de cumprir o teu chamado.  Com Jesus, eu e você podemos estar dentro do sistema e não fazer parte dele! Com Zacarias e Isabel era assim! O sistema trazia benefícios para quem queria tirar proveito religioso, mas Zacarias não estava preocupado com isso.  Zacarias estava no sistema, mas não era dominado por ele!
    Sobre o tempo:Talvez, o tempo fosse um grande “nó” na vida desse casal. Como judeus, esperavam que pudessem ter filhos, mas Isabel era estéril. Ser mulher de sacerdote e ser estéril não era um nó fácil para Isabel desatar. Ela já tinha entrado na menopausa e possivelmente tinha muitas inseguranças: seu marido podia deixá-la legalmente, era discriminada por outras mulheres, não participava das reuniões de mães da sinagoga e nem podia aconselhar as jovens mães.
    Por outro lado, o ” nó” da esterilidade de Isabel, não deu um “nó” no amor de Zacarias. Ele amava Isabel. Não a abandonou. Deve ter orado muito por sua esposa. Podia abandoná-la e casar-se com outra judia novinha, com tudo em cima, mas ele optou por orar até Deus responder. E Deus respondeu!
    Quando chega o milagre é mais do que pedimos ou pensamos:
    Segundo o texto de Lucas 1, verso 8,  Zacarias estava  queimando incenso no santuário quando o anjo Gabriel o visita e diz que ele vai ter um filho.
    Ele fica tão surpreso com a notícia, que pergunta como isso iria acontecer, já que eles estavam velhos. Estrategicamente, ele fica mudo! Zacarias não ficou mudo só por incredualidade. Acredito que a ficha dele caiu logo. Ele também orava pela redenção de Israel e tinha discernimento das questões espirituais que esse nascimento de seus filho trariam. Mas se ele abrisse a boca e contasse para todo mundo que o filho que ele teria na velhice seria o profeta que antecederia o ministério de Jesus, o rei do judeus, o fim seria trágico. A notícia cairia no ouvido de Herodes que, ciumento e possesso pelo poder, mandaria matar a família de Zacarias assim como fez com os meninos na época do nascimento de Cristo.

    Nem sempre, os “nós” que Deus desata na nossa vida são para conhecimento público. Isabel entendeu isso muito claramente, tanto que ela se ocultou por 5 meses após engravidar. Pela idade, ela sabia que tinha que ter cuidados com aquela criança e sabia que, se o marido estava mudo e ela grávida, só podia ser Deus no negócio.  Ela precisava se cuidar, cuidar da criança e cuidar do marido.
    Muitas das vezes, quando Deus nos dá uma bênção em segredo, ele quer que a gente cuide, que a gente zele pelo que ele nos confiou. Apenas Maria aparece para cuidar de Isabel. Dependendo do tipo de “nó” que Deus queira soltar, Ele seleciona quem vai estar conosco.
    Conclusões
    • Zacarias e Isabel entenderam que  tinham um chamado espiritual para cuidar do povo. Hoje, a responsabilidade de ser sacerdote é nossa também. Não há mais parede de separação, nem véu! Jesus acabou com tudo isso e nos fez sacerdócio real.
    • O milagre – João – não seria apenas para o casal, mas para toda a história do cristianismo.
    • Sempre haverá sistema: seja ele governamental, emocional ou espiritual. Mas, com Deus, podemos passar por ele, sem sermos dominados por ele.
    • Tempo é um problema para Deus. Para nós é tratamento de ansiedade.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário